Welcome

Anti Essays offers essay examples to help students with their essay writing.

Sign Up

Fedro De Platao Essay

  • Submitted by: kristenstewart
  • on December 4, 2011
  • Category: Arts and Music
  • Length: 414 words

Open Document

Below is an essay on "Fedro De Platao" from Anti Essays, your source for research papers, essays, and term paper examples.

….”Falo aqui da quarta e última espécie de loucura, que se atribui aquele que ao ver a beleza da terra, é transportado pela recordação da verdadeira beleza: gostaria de voltar a voar, mas não pode; é como o pássaro que se agita e olha para o alto, sem se preocupar com as coisas terrenas, e é considerado louco. …Tendo abandonado as solicitações humanas, atento às coisas divinas, o povo mofa dele, como de um louco, sem perceber que ele está possuído por Deus…É certo de ver que esta é a mais nobre e mais alta das inspirações, a de pertencer à família do mais alto, ou participar dela; quem ama o belo é chamado amante porque participa dele. Pois, como já se disse, toda a alma humana contemplou o verdadeiro ser no modo da Natureza: tal era a condição para passar à forma humana. Contudo nem todas as almas recordam facilmente as coisas do outro mundo: se calhar viram-nas por pouco tempo, ou foram infelizes na sua sorte terrena, e com o coração inclinado para a injustiça devido à corrupção, perderam a recordação das coisas sagradas que viram. (…) Pois não há irradiação nas cópias terrenas da justiça e da temperança ou outras coisas preciosas das almas: quando muito vêem-nas confusamente através de um vidro, e poucos são aqueles, que vendo as imagens observam nelas as realidades, e mesmo assim com dificuldade. Mas a beleza podia ser vista, brilhando claramente, por todos aqueles que estavam em companhia feliz: nós, os filósofos seguindo o cortejo de Zeus; outros seguindo outros deuses; nesse tempo observámos a visão beatífica e fomos iniciados num mistério verdadeiramente bem-aventurado, por nós celebrado no estado de inocência, antes de termos as experiências dos males vindouros, quando se nos admitiu à vista aparições inocentes, sensíveis, tranquilas e felizes, que observámos brilhando em pura luz; puros então, pois não nos encontrava-mos fechados neste túmulo vivo, andando por aí, agora que estamos aprisionados no corpo, como uma ostra na sua concha…
Mas a beleza,...

Show More


Citations

MLA Citation

"Fedro De Platao". Anti Essays. 14 Dec. 2018

<http://cassandralynndesignllc.com/free-essays/Fedro-De-Platao-138960.html>

APA Citation

Fedro De Platao. Anti Essays. Retrieved December 14, 2018, from the World Wide Web: http://cassandralynndesignllc.com/free-essays/Fedro-De-Platao-138960.html